DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
18 de abril de 2025

Hortênsias News

Comunidade de Canela participa de audiência sobre melhorias no aeroporto local

Ouça este artigo

Compartilhe este artigo

Na última terça (9)  uma audiência pública foi realizada no Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela – CIDICA com o objetivo de ouvir a comunidade de Canela sobre as melhorias planejadas para o aeroporto da cidade. O encontro contou com a participação do presidente da Infraero, Rogério Barzellay, secretário de Turismo Gilmar Ferreira, prefeito, Constantino Orsolin , Milton Zuanazzi Representante do Ministério da Reconstrução do Rio Grande do Sul, Rafael Carniel diretor do SETUR Representante do Sec de Turismo do Estado e Ricardo Guimarães Diretor de logística que detalharam as ações já em andamento, como a intensificação da limpeza e a instalação de novas sinalizações na área aeroportuária, que fazem parte da primeira fase do projeto de melhorias. A segunda etapa prevê o alargamento da pista, e a terceira, a construção de um terminal adequado ao crescente movimento de passageiros.

O foco principal da audiência foi dar voz às lideranças comunitárias e ao trade turístico, permitindo que expressassem seus anseios e preocupações. Um dos pontos críticos discutidos foi o período de fechamento do aeroporto necessário para a realização da segunda fase. Estima-se que a pista precisará ser interditada por cerca de 60 dias para as obras de ampliação.

A comunidade reconheceu a importância das melhorias para o desenvolvimento do turismo local e manifestou apoio à execução rápida dos trabalhos. Embora a segunda fase ainda dependa da aprovação da FEPAM, ficou agendada uma nova reunião para a próxima semana para avançar com o planejamento. Em relação à interdição da pista, foi definido que o fechamento deverá ocorrer em torno do dia 21 de outubro, coincidindo com a reabertura do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.

Com a ampliação da pista, o aeroporto de Canela estará apto a receber aeronaves ATR-72, com capacidade para até 72 passageiros. Barzellay ressaltou ainda a necessidade de um terminal moderno que atenda às demandas regionais, indicando que essa estrutura será projetada na terceira fase do plano de melhorias.

Fotos: André Fernandes

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.