Aprovado pela Miraceti Projetos Culturais na Lei Paulo Gustavo, em edital elaborado pelo Departamento de Cultura de Canela na modalidade de audiovisual, o curta-metragem animado “O Armário Interior” terá sua estreia para o grande público nesta sexta-feira, 7 de março, às 19h com entrada franca.
“O roteiro foi adaptado de um conto que escrevi quando participei da oficina de escrita criativa do programa UCS Sênior, da professora Bel Porazza. É muito bacana ver esta história ganhar vida nas telas”, comenta Joni Neto, proponente do projeto e diretor, ao lado de Amallia Brandolff.
Na véspera, quinta, o filme será apresentado à turma do EJA da Escola Santa Terezinha, em sessão fechada.
A obra tem apenas 8 minutos, mas levou cerca de 6 meses para ser finalizado, devido à técnica de stopmotion, onde todos os movimentos da cena são fotografados, um por um, e depois criar o movimento em vídeo.
A confecção dos personagens, em feltro, foi feita por Lana Rosa Studio, com cenários de Potira Moura. A equipe técnica ainda conta com outras 7 pessoas. O curta possui legendas e audiodescrição, importante recurso de acessibilidade para pessoas com deficiência visual.
A temática da obra são as memórias e percalços da 3ª idade. O personagem principal, o “senhorzinho”, relembra sua vida através de aromas e cheiros em sua cozinha, enquanto encontra dificuldades no relacionamento com a filha. A classificação indicativa é de 10 anos e, futuramente, o filme ficará disponível no Youtube.
Após a exibição, terá um bate-papo com a equipe e será feita uma visita guiada pela exposição dos cenários e bonecos utilizados na filmagem.
Imagem: Divulgação/Ascom