Vacinação obrigatória de bovinos de 3 a 8 meses de idade.
O Programa de Vacinação contra a Brucelose está oficialmente aberto em São Francisco de Paula, com o objetivo de controlar e erradicar a doença em bovinos e bubalinos da pecuária de corte e leite do município. A medida visa garantir a saúde dos animais e a segurança alimentar da população. A vacinação de bovinos de 3 a 8 meses de idade é obrigatória, pois a brucelose é uma doença zoonótica, ou seja, transmissível aos seres humanos por meio do contato direto ou indireto com animais infectados, assim como pelos produtos de origem animal, como laticínios, carnes e seus derivados.
Proprietários rurais com até 15 terneiras terão direito a doses gratuitas da vacina, desde que sejam participantes do Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar (PRONAF), ou seja, pecuaristas familiares, ou possuam agroindústria familiar registrada nos órgãos de inspeção. Para viabilizar a vacinação, as comunidades do interior devem eleger um representante, que será responsável por submeter à Secretaria Municipal de Agricultura um roteiro contendo a relação dos proprietários, a localização das propriedades e o número de terneiras a serem vacinadas em cada uma.
Além disso, o representante deverá indicar um médico veterinário credenciado por órgão oficial ou um veterinário da Prefeitura Municipal para garantir a aplicação correta da vacina. Os proprietários da Sede que se enquadrarem nos requisitos acima devem formalizar a solicitação diretamente na Secretaria de Agricultura. Outras disposições podem ser consultadas na Lei 3.946/2025, disponível em https://bit.ly/vacinacaobrucelose.
Para mais informações e protocolo de solicitações:
Secretaria Municipal de Agricultura
Avenida Júlio de Castilhos, 60, Centro
Telefone: 0800 090 1072 – ramal 260
WhatsApp: (54) 3244-1415
Foto: Alana Quadros